segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Cupcakes de Chocolate e Praliné de Amêndoas



Cupcakes de Chocolate e Praliné de Amêndoas Rende: 18 cupcakes

Praliné de Amêndoas
1/2 xícara de açúcar refinado
2 colheres de sopa de água
1/4 de xícara de amêndoas laminadas, sem casca
1 – Deixe uma assadeira retangular a postos. Prepare uma tigela com gelo e água, que você possa parar a fervura da calda.
2 – Em uma panela pequena, leve o açúcar e a água misturados para ferver. Com um pincel, limpe as paredes e garanta que nenhum açúcar ficou por ali ou ele poderá cristalizar toda a calda. Ferva, sem mexer, por 5 minutos, até que comece a ficar com cor de caramelo. Para quem tem termômetro de doces, a temperatura certa é 165˚C.
3 – Quando atingir a coloração de caramelo e a temperatura certa, retire do fogo, mergulhe rapidamente na tigela com água gelada. Acrescente as amêndoas e misture bem. Derrame sobre a assadeira imediatamente. Tome muito cuidado nesse processo, pois a calda estará muito, muito quente.
4 – Quando esfriar e endurecer, quebre o caramelo em pedaços menores. Isso já é considerado praliné, mas para o resto da receita vamos colocar esses pequenos pedaços em um multiprocessador ou liquidificador. Pulse aos poucos, até que vire uma farinha açucarada.


Cupcakes
2 xícaras de farinha
1 xícara de açúcar
1 xícara de praliné de amêndoas moído
1/4 de colher de chá de sal
4 colheres de sopa de cacau (não niveladas)
225g (1 xícara) de manteiga
1 xícara de água fervente
1/2 xícara de buttermilk
2 ovos

1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de extrato de baunilha


1 – Faça o buttermilk e ligue seu forno em 180˚C.
2 – Derreta a manteiga em fogo baixo. Quando estiver líquida, acrescente as quatro colheres não niveladas de sopa de cacau.
3 – Acrescente a água fervente e aumente para a chama média. Quando começar a borbulhar, espere 30 segundos. Reserve enquanto prepara o resto.
4 – Em uma tigela bem grande, peneire a farinha, o açúcar, o praliné e o sal juntos. Em outra tigela, bata os ovos e acrescente o buttermilk, o bicarbonato de sódio e o extrato de baunilha, mexendo bem.
5 – Derrame a mistura do cacau em cima dos ingredientes secos e mescle com uma espátula, “dobrando” a massa sobre ela mesma. Essa é uma técnica de confeitaria que evita movimentar agressivamente os ingredientes, o que pode desenvolver mais glúten e perder a textura fofa da massa.
6 – Quando estiver homogêneo, derrame a mistura líquida, repetindo o mesmo processo. O resultado final é bastante líquido, mas fique tranquila, é normal e você não fez nada de errado.
7 – Use uma concha ou uma colher de sorvete para dividir pelas forminhas de papel e então leve ao forno por 22 minutos. Estão prontos quando um palito inserido no meio de cada um deles sair limpo

.
Cobertura
1 receita de buttercream de merengue italiano
Corante em gel (verde musgo ou verde e marrom)
1 – Prepare o buttercream como indicado na receita.
2 – Tinja o buttercream com corante em gel. Eu usei uma grande quantidade de verde folha e um pouco de marrom, na proporção 6:1. Ou seja, coloquei 6 gotas de verde folha e 1 gota de marrom. Porém, o melhor é você fazer por conta própria, acrescentando corante aos poucos, pois você pode sempre acrescentar, mas não dá pra tirar a cor se você passar do ponto.
Coloque a cobertura em um saco de confeitar, com um bico de pitanga aberta como o 1M da Wilton. Faça a clássica voltinha, mas indo bem alto, como se fosse uma árvore. Garanta que a base da voltinha, no domo do cupcake, está bem feita, para que sustente a pequena árvore. Decorei com confeitos amarelos redondos e uma estrela de pasta americana em cima.
Além de deliciosos – o praliné realmente dá um sabor a mais para a massa de chocolate –, eles ficarão lindos expostos ao lado da ceia de Natal, só esperando serem devorados como sobremesa.

Fonte:http://www.cupcakeando.com.br/receitas/cupcakes-natalinos-de-chocolate-e-praline-de-amendoas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário